domingo, 25 de março de 2012

energia renovavel


                               Energia renovável.
    A energia renovável contribui para diminuição da poluição.
    Com objetivos de preserva os recursos naturais e diminuir os impactos ambientais deram-se inicio a busca de fonte renovável com baixo custo ambiental denominado fontes alternativa.
       Seguindo esta tendência a Petrobrás propôs metas para a empresa, a companhia  vem investindo em energia renováveis como eólica, energia solar, biocombustível, e biogás, e o que relata o tecnólogo em processos químico Luiz Ricardo dos santos.
       O biodiesel é um combustível obtido de transesterificação  de triglicerídeos a principal matéria prima utilizada na fabricação do biodiesel de origem vegetal, o biodiesel representa uma forma de diminuição de poluição em duas formas: durante a reação de combustão a quantidade de dióxido de carbono liberado pela queimar e menor em relação a combustão de fósseis além de ser uma fonte renovável.
    O biodiesel ainda contribui significativamente para diminuição da poluição da água,  que pode ser produzido através do reciclo de resíduos de óleo utilizado em frituras evitando seu lançamento em corpos de água. Para se  ter uma ideia  uma gota de óleos contamina 25 litro de água tornando-a imprópria para o consumo causando a disseminação de doenças.
A energia  eólica provem do vento (ar em movimento) sendo utilizado desde da antiguidade na navegação e no funcionamento de moinhos e hoje uma das grande aposta para produção de energia elétrica . as vantagens de  utiliza a energia eólica e que não contribui para  o efeito estufa , o grande potencial para produzir energia elétrica.
Os problemas ambientais provocados  pelos uso de combustível fósseis e constante subida de preços têm aumentado a procura de energias renováveis incluindo todo  tipo de energia que não se esgota e nem polui o meio ambiente. As fontes de energia que tem um potencial  de poluição menor que os do fosseis  ou seja energia não renovável são: energia solar, energia eólica ,energia hídrica, energia geotérmica energia de marés, energia de biomassa.
O aumento de utilização  de energia renovável contribui para diminuição das emissões de gases que provoca o efeito estufa e da poluição atmosférica e aquática e do solo.
Jose Maria dos santos
                                                                                                                                                                                                                                                                                                     

Nenhum comentário:

Postar um comentário